Sintomas da Perda de Audição

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Sintomas da Perda de Audição

Existem dois tipos de perda auditiva, a perda auditiva condutiva e a perda auditiva neuro sensorial.

Perda Auditiva Condutiva

Os sintomas mais comuns são, aumentar o volume da televisão, pedir ás pessoas para repetirem o que disseram ou pedir-lhes para falarem mais alto, ter uma melhor audição num dos ouvidos, dificuldades em ouvir ao telefone,  dores nos ouvidos, secreção de líquido pelo ouvido ou até mesmo a sensação de bloqueio nos ouvidos, são alguns dos sintomas para a perda auditiva condutiva.

Este tipo de perda resulta essencialmente numa redução significativa no volume do som. É causado essencialmente por doenças, as mais comuns são as infecções de ouvido (Otites) que limitam a transmissão do som através de obstrução no ouvido médio e no ouvido externo. Podem ser tratadas através de medicamentos, cirurgia ou em alguns casos através do uso de aparelhos auditivo.

Perda Auditiva Neuro Sensorial

No caso da perda auditiva neuro sensorial, os sintomas mais comuns são, em conversa ouve-se bem o que a outra pessoa diz, no entanto, por vezes não se consegue entender todas as palavras, ao ouvir música por vezes a sonoridade é distorcida. Este tipo de sintomas sobressai quando se aumenta o volume da televisão, quando se pede às pessoas para repetir o que disseram, julgar que as pessoas falam baixo quando na verdade estão a falar num tom perceptível ou ter dificuldade de ouvir uma conversa em lugares com barulho.

Este tipo de perda ocorre normalmente em adultos, afetando o ouvido interno e as vias neurais. Assim, o som é transmitido normalmente através do ouvido externo e ouvido médio, mas o ouvido interno apresenta menor eficiência na transmissão dos sons, geralmente devido à redução ou danos às terminações nervosas dentro da cóclea. Isso leva a uma menor percepção da intensidade e qualidade do som. O resultado é uma deficiência em ouvir som e entender a fala.

Este tipo de perda auditiva, pode ser tratada com aparelhos auditivos que amplificam o som para compensar a perda de sensitividade das terminações nervosas dentro da cóclea.

Rolar para o topo