Quais podem ser as causas de tontura e zumbido?

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
tontura e zumbido

A tontura é um termo que engloba sensações de fraqueza, desmaios e instabilidade, bem como uma sensação intensa girando ao seu redor que chamamos de vertigem. A tontura é uma das razões mais comuns que as pessoas visitam o médico. Quando a tontura e o zumbido ocorrem juntamente, em geral, é problema dentro do ouvido.

Labirintite

A labirintite é caracterizada pela inflamação de uma porção do ouvido interno chamada de labirinto. Ela geralmente ocorre resultado de uma infecção no ouvido ou infecção nas vias respiratórias superiores, mas também pode se desenvolver por causa de alergias, certos medicamentos ou um cisto no ouvido. Quando o labirinto está inflamado, o mesmo interfere com o funcionamento normal e adequado do ouvido, isto inclui a audição e a manutenção do equilíbrio. Os sintomas da labirintite incluem tontura, vertigem, zumbido, problemas de visão, perda auditiva no ouvido afetado, perda de equilíbrio, náusea e vômitos. Geralmente a labirintite desaparece por si só em algumas semanas, medicamentos podem ser úteis para ajudar os sintomas desaparecerem. Não é recomendado conduzir algum veículo nessas condições.

Doença de Méniére

O ouvido interno contém um fluído chamado endolinfa que é importante no funcionamento correto do ouvido. O fluído deve ter uma certa quantidade, composição e pressão, para que o ouvido ajude o corpo a ouvir corretamente e manter o equilíbrio. A doença de Méniére é uma desordem no ouvido na qual a endolinfa sofre alterações no interior. A causa exata destas mudanças são desconhecidas, mas existe algumas possibilidades como alergias, resposta imune anormal e infecção viral podem ser considerados. Os sintomas da doença de Méniére incluem vertigem, tontura, zumbido, perda auditiva, sensação de pressão e ouvido “preenchido”. Ainda não existe nenhuma cura para a doença de Méniére, mas existem tratamentos que incluem medicamentos para ajudar contra a doença.

Neuroma Acústico

Um neuroma acústico é um benigno tumor de crescimento lento que se forma sobre o nervo que liga o ouvido para o cérebro. De acordo com a Universidade de Maryland Medical Center, o neuromas acústicos são creditados a desenvolver como um resultado de um defeito genético, no entanto, a causa do defeito genético é desconhecida. Os sintoma mais comuns incluem vertigem, zumbido e perda auditiva no ouvido afetado. Algumas pessoas sentem dor de cabeça, perda de equilíbrio, dormência no ouvido ou na face, problemas de visão e sonolência. Uma vez que um neuroma acústico vai crescendo lentamente, o tratamento imediato pode não ser necessário. Quando os sintomas se agravam ou interferem em seu estilo de vida, se é usado a terapia de radiação e até mesmo a cirurgia para intervir no crescimento do tumor.

Consulte um especialista ou um fonoaudiólogo de sua confiança toda vez que sentir tonturas e zumbidos no ouvido para que identificar o problema e tratá-lo rapidamente.

Fonte:

http://www.livestrong.com/article/249891-causes-dizziness-tinnitus/

Rolar para o topo