Ouvido entupido o que fazer?

Você está indo para praia e no trajeto onde está descendo a serra sente o ouvido entupir. Já passou por isso né? E quando está em um avião fazendo a decolagem? Isso é muito comum de acontecer, muitas pessoas já tiveram a sensação de ouvido entupido. E isso ocorre devido a diferença de pressão entre a orelha externa e a média.

Pessoas que apresentam o quadro de ranger dos dentes, mais conhecido como bruxismo, muitas vezes causado pelo incorreto deslocamento de mandíbula, também tem relação com a sensação de ouvido entupido. Para reduzir os efeitos de ouvido tampado o ideal é que o paciente procure o auxílio de um profissional.

índice

Causas do ouvido entupido

Dentre causas mais comuns, existe a provocada na parte interna do ouvido médio. Nele existem três ossículos que ajudam na transmissão das ondas sonoras até a cóclea no ouvido interno. Em conjunto com o tímpano, eles fazem movimentos por meio de contrações musculares bem pequenas, e atenuam sons que podem prejudicar a audição. Caso ocorra algum tipo de erro nessa cadeia de movimentos, surge a sensação de ouvido entupido.

Geralmente crianças e bebês, mais sofrem com o ouvido entupido, justamente pelas características funcionais e anatômicas da tuba auditiva, que gera este problema.

Causas naturais e entupimento do ouvido

Outra causa que pode propiciar a sensação de ouvido tampado é a cera, pois quando está em excesso no canal pode entupir o conduto auditivo. A entrada de água ou uso de hastes flexíveis(cotonete), podem impulsionar a cera para o final do conduto, ocorrendo o entupimento e causando dores de ouvido. Quando isso ocorre, é necessário que o cerume seja removido por um especialista.

O que fazer quando o ouvido entupir?

Caso ocorra a sensação de ouvido entupido após um banho ou natação, o mais correto é não tomar medidas caseiras. Procure sempre a ajuda de um profissional otorrinolaringologista. Este especialista vai avaliar se ocorreu algum dano no canal auditivo, e se causou alguma infecção de ouvido, mais conhecido como otites.

Leia o post: Como tirar água do ouvido

Outro motivo de causar o ouvido entupido pode ser provocado por uma disfunção na trompa de Eustáquio. Estudos apontam que o problema atinja 30% da população. Caso este tipo de obstrução persista, algumas complicações podem ser provocadas, como otites, perda auditiva e até meningite.

Na maioria dos casos a solução é cirúrgica. A trompa de Eustáquio faz comunicação entre o nariz e ouvido, onde tem o objetivo de drenar e ventilar o ouvido médio. No momento que está entupida, o ar não passa, causando sintomas como autofonia, percepção de ouvido entupido e zumbido.

O procedimento cirúrgico, desimpede a trompa de Eustáquio com ajuda de um balão de pressão, inserindo no nariz por um cateter até ao ouvido médio.

Cuidados com ouvido entupido

É de extrema importância prevenir, nunca execute procedimentos caseiros e introduzir produtos no canal auditivo. O uso de hastes flexíveis (cotonete) pode piorar a situação e não são recomendados. Procure sempre ajuda de um otorrinolaringologista. Lembre-se, procedimentos incorretos podem causar danos à membrana timpânica, com o risco de perda auditiva.

Ouvido entupido de cera

Se o seu ouvido estiver entupido de cera, pode causar dificuldade de audição, zumbido no ouvido e sensação de pressão. A cera do ouvido é produzida naturalmente pelas glândulas sebáceas e ciliadas do ouvido, e é importante para proteger o ouvido de bactérias e outras substâncias estranhas. No entanto, a produção excessiva de cera ou o acúmulo de cera pode obstruir o canal auditivo e causar os sintomas mencionados. Se você estiver com o ouvido entupido de cera e tiver sintomas intensos ou persistentes, deve consultar um médico para receber tratamento adequado. O médico poderá remover a cera do ouvido com suavidade usando ferramentas especiais e técnicas apropriadas. É importante não tentar remover a cera do ouvido com objetos como algodão-pads ou palitos de dente, pois isso pode causar danos no ouvido e agravar os sintomas.

COVID causa ouvido entupido?

A obstrução do ouvido pode ser um sintoma de infecção pelo novo coronavírus (COVID-19), embora seja mais comum em crianças do que em adultos. Outros sintomas comuns de infecção pelo COVID-19 incluem febre, tosse, dificuldade para respirar e perda de olfato ou paladar. Se você estiver com obstrução do ouvido e tiver sintomas de infecção pelo COVID-19, deve procurar atendimento médico imediatamente. É importante seguir as orientações das autoridades de saúde e adotar medidas de prevenção, como lavar as mãos frequentemente e evitar contato próximo com pessoas que estejam doentes. Isso ajudará a proteger a si mesmo e aos outros contra o vírus e a evitar a propagação da doença.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.