Ouvido entupido o que fazer?

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Jovem com sensação de ouvido entupido

Você está indo para praia e no trajeto onde está descendo a serra sente o ouvido entupir. Já passou por isso né? E quando está em um avião fazendo a decolagem? Isso é muito comum de acontecer, muitas pessoas já tiveram a sensação de ouvido entupido. E isso ocorre devido a diferença de pressão entre a orelha externa e a média.

Pessoas que apresentam o quadro de ranger dos dentes, mais conhecido como bruxismo, muitas vezes causado pelo incorreto deslocamento de mandíbula, também tem relação com a sensação de ouvido entupido. Para reduzir os efeitos de ouvido tampado o ideal é que o paciente procure o auxílio de um profissional.

Causas do ouvido entupido

Dentre causas mais comuns, existe a provocada na parte interna do ouvido médio. Nele existem três ossículos que ajudam na transmissão das ondas sonoras até a cóclea no ouvido interno. Em conjunto com o tímpano, eles fazem movimentos por meio de contrações musculares bem pequenas, e atenuam sons que podem prejudicar a audição. Caso ocorra algum tipo de erro nessa cadeia de movimentos, surge a sensação de ouvido entupido.

Geralmente crianças e bebês, mais sofrem com o ouvido entupido, justamente pelas características funcionais e anatômicas da tuba auditiva, que gera este problema.

Causas naturais e entupimento do ouvido

Outra causa que pode propiciar a sensação de ouvido tampado é a cera, pois quando está em excesso no canal pode entupir o conduto auditivo. A entrada de água ou uso de hastes flexíveis(cotonete), podem impulsionar a cera para o final do conduto, ocorrendo o entupimento e causando dores de ouvido. Quando isso ocorre, é necessário que o cerume seja removido por um especialista.

O que fazer quando o ouvido entupir?

Caso ocorra a sensação de ouvido entupido após um banho ou natação, o mais correto é não tomar medidas caseiras. Procure sempre a ajuda de um profissional otorrinolaringologista. Este especialista vai avaliar se ocorreu algum dano no canal auditivo, e se causou alguma infecção de ouvido, mais conhecido como otites.

Leia o post: Como tirar água do ouvido

Outro motivo de causar o ouvido entupido pode ser provocado por uma disfunção na trompa de Eustáquio. Estudos apontam que o problema atinja 30% da população. Caso este tipo de obstrução persista, algumas complicações podem ser provocadas, como otites, perda auditiva e até meningite.

Na maioria dos casos a solução é cirúrgica. A trompa de Eustáquio faz comunicação entre o nariz e ouvido, onde tem o objetivo de drenar e ventilar o ouvido médio. No momento que está entupida, o ar não passa, causando sintomas como autofonia, percepção de ouvido entupido e zumbido.

O procedimento cirúrgico, desimpede a trompa de Eustáquio com ajuda de um balão de pressão, inserindo no nariz por um cateter até ao ouvido médio.

Cuidados com ouvido entupido

É de extrema importância prevenir, nunca execute procedimentos caseiros e introduzir produtos no canal auditivo. O uso de hastes flexíveis (cotonete) pode piorar a situação e não são recomendados. Procure sempre ajuda de um otorrinolaringologista. Lembre-se, procedimentos incorretos podem causar danos à membrana timpânica, com o risco de perda auditiva.

Rolar para o topo