Essa você não sabia: como tirar água do ouvido

Sabemos que quando ocorre a entrada de água no ouvido, causa um incômodo e logo você quer retirar. Portanto, neste post vamos ajudar a tirar a água do ouvido.
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Criança na piscina com risco de entrar água no ouvido

Sabemos que quando ocorre a entrada de água no ouvido, causa um incômodo e logo você quer retirar. Portanto, neste post vamos ajudar a tirar a água do ouvido.

Com certeza você já passou pela situação de estar em um ambiente com água, pode ser uma piscina, praia ou um clube aquático, e acontece de entrar água no ouvido, com uma situação semelhante de ouvido entupido, com uma leve dor. O recomendado é que se retire a água do ouvido o mais rápido possível. Neste post separamos algumas dicas para retirar a água e voltar sua audição ao normal.

Como saber se entrou água no ouvido

  • As principais características são:
  • Dor de ouvido
  • Ouvido carregado de água
  • Perda de equilíbrio
  • Comprometimento da audição
  • Mal-estar

Como tirar água do ouvido?

A forma mais comum para remover a água, é curvar-se para o lado do ouvido entupido, posteriormente encher a boca de ar e logo em seguida pular até sair a água.

Outra maneira de retirar, é aplicar levemente um pouco de água morna no ouvido entupido, pois desta maneira, a região dilata-se assim retirando a bolha de ar que se forma na região.

O que fazer para tirar água do ouvido, quando estas opções não funcionam?

Apoie levemente uma toalha ou uma superfície de papel no ouvido entupido. Desta forma a água será absorvida.

Puxe devagar o ouvido para trás, enquanto inclina-se a cabeça para o lado do ouvido cheio d’água, segurando pela parte superior da orelha.

Mastigar abrindo bem a boca, e forçar um bocejo pode auxiliar a retirar a água do canal auditivo.

Com precaução, introduza um cotonete, para retirar o que restou da água no ouvido. Sempre com cuidado para não causar problemas posteriores.

Caso o problema persista mesmo utilizando os métodos para retirar a água, procure um médico o mais breve possível, possivelmente uma lavagem no canal auditivo vai resolver, assim evita infecções.

Procure sempre evitar este tipo de situação, portanto utilize toucas ou até mesmo tampão de ouvido para proteger o canal auditivo.

Saiba como tirar água do ouvido rápido do bebê

Em razão do ouvido do bebê ser mais sensível, o mais indicado é secar levemente com uma toalha. Portanto se o problema persistir, leve a um pediatra afim de evitar transtornos maiores.

Dica

É muito comum que entre água no ouvido do bebê durante o banho, ou alguma atividade aquática. Para evitar, uma dica simples é aplicar um pedacinho de algodão na orelha afim de vede o ouvido, e passar um creme hidratante sob o algodão, assim o creme impede a entrada da água.

Cuidado

Não deve ser usado vinagre, água oxigenada ou álcool, pois eles não são formas seguras de retirar água e podem amentar o risco de infecção no ouvido.

Utilize tampão de ouvido

Para quem pratica natação como hobby ou profissionalmente, gosta de praia e piscina, realizou algum tipo de cirurgia ou apresenta infecção no ouvido, o tampão de ouvido funciona como um vedante impedindo a entrada de água no conduto auditivo.

Proteja o ouvido de entrar água com tampão de ouvido

Como cada ouvido é único, a melhor opção é confeccionar cada tampão com moldagem exclusiva e individual. Essa técnica permite que o encaixe seja perfeito e ninguém, fora você, poderá utilizá-lo.

O tampão de ouvido é confeccionado com material de alta durabilidade e, apenas precisa ser refeito caso haja alteração na anatomia do conduto auditivo, devido ao crescimento, cirurgia etc.

Rolar para o topo