Check Up Auditivo

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Check Up Auditivo

O aparelho auditivo é uma das mais importantes ferramentas na aprendizagem de uma criança, visto que permite o aumento da intensidade e tratamento da informação sonora para torná-la acessível ao seu usuário. Ele não substitui a função de ouvir. Podemos dizer que ele possibilita à criança o acesso à informação auditiva, e para que ela utilize essa informação de modo que possa desenvolver as habilidades auditivas, é necessário o trabalho de terapia fonoaudiológica.

No processo de adaptação dos aparelhos para crianças deve-se amplificar a informação dos sons de fala para aproveitamento máximo da audição, considerando que tanto o bebê quanto a criança, necessitam desta informação para o desenvolvimento de linguagem e habilidades auditivas. Deste modo, é importante verificar qual seria a faixa de frequência do aparelho, uma vez que esta deverá ser o mais extensa possível para abranger todo o espectro de frequências dos sons de fala, e quais os recursos disponíveis para otimizar a amplificação. Existem aparelhos que possuem o recurso de compressão de frequência. Além disso, a estratégia de processamento do sinal deverá considerar as necessidades específicas da criança. Por este motivo, recomenda-se a utilização do método prescritivo DSLv5, que foi desenvolvido justamente para dar conta dessas necessidades.

Não é indicado para bebês e crianças em processo de aquisição de linguagem a utilização de recursos que limitem a amplificação do sinal, como supressores de ruído. Programas automáticos devem ser desabilitados a fim de prevenir eventuais mudanças indesejáveis. Também é importante verificar se o aparelho possui uma maneira de travar o compartimento da bateria e opção de proteção do controle de volume e botão de programas, para uma maior segurança durante sua utilização.

No entanto há outros cuidados a ter com o aparelho auditivo visto vai ser utilizado por uma criança, logo este, irá estar exposto a muito uso e suor. Desta forma, um complemento checkup irá garantir um correto funcionamento do aparelho auditivo, e irá também fazer com que a criança obtenha o melhor dos sons em casa, escola ou nas mais variadas brincadeiras a que venha fazer parte. Os procedimentos abaixo levam entre um a dois minutos por dia e mesmo não levando muito tempo, são importantes para a eficácia e durabilidade do aparelho auditivo.

Procedimento para o Checkup:

  • Ligue o aparelho auditivo e coloque-o no volume máximo. Deverá ouvir um apito ou microfonia na maioria dos aparelhos auditivos;
  • Cubra a entrada do canal auditivo no molde. O apito deve parar. Se não parar, existe um vazamento no gancho ou no molde. Um fonoaudiólogo pode reparar este problema.
  • Verifique se o molde está húmido. Se estiver, tire-o do aparelho e sopre para dentro do mesmo até que fique seco.
  • Prenda o aparelho auditivo ao autoscópio e coloque-o nas suas orelhas.
  • Desloque a chave para (M ou I) e ajuste para o volume normal, usado pela criança.
  • Diga ah, oo, ee, m, sh e diversas frases. Deverá ouvir os sons claramente através do aparelho auditivo.
  • Gire o controle de volume do mínimo para o ajuste normal da criança. Deverá perceber diferenças na intensidade.
  • Desloque a chave (M ou I) para desligado (O). Se houver estática ou intermitência, leve-o ao fonoaudiólogo para ajustes.
Rolar para o topo