A insônia pode piorar o seu zumbido

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email

De acordo com um novo estudo realizado pelo Hospital Henry Ford de Detroit, para os milhões de pessoas que sofrem de zumbido no ouvido, a insônia pode ter um efeito negativo piorando a ligação funcional e emocional com o zumbido.

O estudo mostra uma associação significante entre insônia e a percepção dos sintomas do zumbido, pacientes com insônia relatam maior sofrimento emocional por causa do zumbido.

“O zumbido envolve processos cognitivos, emocionais e psicofisiológicas que podem resultar em um aumento no sofrimento de um paciente”. Diz a chefe do Departamento de Cirurgia Otorrinolaringologia-Cabeça e Pescoço da Henry Ford, Kathleen L. Yaremchuk, MD. “Queixas de sono, inclusive de insônia, nesses pacientes pode resultar em uma diminuição da sua tolerância ao zumbido.”

Estudos anteriores também têm mostrado uma forte associação entre zumbido e vários distúrbios psicológicos.

Nos estudos feitos pelo Hospital Henry Ford, os Dr. Yaremchuk, Dr. George Miguel e seu time conduziram 117 pacientes entre 2009 e 2011. A informações foram coletadas por telefone e entrevistas usando um tipo de questionário (TRQ, que determina os efeitos emocionais no estilo de vida e no bem-estar de pessoas que sofrem de zumbido) e do índice que mede o nível de insônia.

O estudo mostra que quanto mais o paciente tem insônia mais são as queixas de piora do zumbido. “O tratamento de pacientes com zumbido é um desafio”, observa o Dr. Yaremchuk. “Um paciente com zumbido crônico pode apresentar um quadro clínico desafiador, que pode incluir ansiedade, depressão, irritação ou algum outro tipo de sofrimento emocional. E uma das queixas mais frequentes desses pacientes é “pegar no sono.”

O estudo também oferece uma prova que a avaliação e o tratamento desses pacientes com insônia e zumbido pode reduzir severamente os seus sintomas em relação ao próprio zumbido.

Fonte:

http://www.healthnewsdigest.com/news/Patient_230/Insomnia_Takes_Toll_on_Tinnitus_Patients.shtml

Rolar para o topo